Odontologia, dermatologia e nutrição é na Clínica Gorga

Dermatologia

Acne

Acne é o nome de uma dermatose, popularmente reconhecida pelo aparecimento dos chamados “cravos” e “espinhas”. O aparecimento da acne depende de predisposição genética de cada pessoas, do aumento na produção do sebo, causando deformidades nas glândulas sebáceas da pele, e da presença de bactérias que vivem normalmente sobre a pele.

Ela manifesta-se principalmente na face e no tronco, áreas ricas em glândulas sebáceas. Os sintomas variam de pessoas para pessoa, sendo, na maioria das vezes de pequena e médias intensidade.

Em alguns casos, o quadro pode tornar-se muito intenso, como acne conglobata (lesões císticas grandes, inflamatórias, que se intercomunicam sob a pele) e acne queloideana (deixa cicatrizes queloideanas após o aparecimento da inflamação).

A acne do adolescente (acne vulgar) manifesta-se principalmente na face e no tronco. No adulto, devem ser pesquisados distúrbios hormonais, acne por medicamentos, cosméticos e acne ocupacional, ou seja, decorrente de fatores ligados ao trabalho do paciente.

A melhor forma de prevenção é a limpeza e higiene facial.

O diagnóstico é clinico e deve-se investigar o uso inadequado de cosméticos, distúrbios metabólicos e endócrinos, uso de medicamentos e a ocorrência de casos na família. O objetivo do tratamento é reduzir a atividade da glândula sebácea, a inflamação e a população bacteriana.

Outros tratamentos

Rua Casa do ator, 1117 • Conj 64 • Vila Olímpia • gorga@clinicagorga.com.br • 11 3044-0493